SOBRE MIM


Apresentação Pessoal –
  “O melhor jeito de fazer, é ser.” – Lao Tsé
                                            Desenvolvo minha atuação profissional, tanto clínica (individual) como de formação nos cursos que ministro (grupos), a partir do princípio de que a produção vocal é mais do que um processo puramente fisiológico; ela pertence à categoria para-verbal de comunicação revelando a interioridade humana e, portanto, qualquer intervenção nesse âmbito deve visar à ampliação da auto-percepção e da autoconsciência dos participantes.
  A partir das experiências que vivenciei nesses 28 anos e de formações realizadas, expandi minha ação para a área de comunicação, oratória, plasticidade cerebral, teatro, e atualmente cinema.
 Tenho como objetivo, em cada trabalho que realizo gerar resultado em menor tempo possível, de uma forma que o cliente desenvolva autonomia em seu processo e possa acessar seu conhecimento no campo em questão para continuar avançando independente de acompanhamento. Essa afirmação é válida também em se tratando de palestras e cursos, uma vez que trabalho de forma bem prática.
 Dentre as várias atividades que desenvolvi quero destacar os seguintes trabalhos:

Fui professora da disciplina de Expressão Vocal I, II e III, durante 7 anos, no curso de Educação Artística: Habilitação Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina. Nesta instituição comecei minha ligação com o teatro que continua firme até hoje.

Participei da equipe que elaborou uma série de Vídeos Educativos para o Ministério da Educação e Cultura, denominado “Agora é com Vocês”. À convite do Laboratório de Ensino à Distância da Universidade Federal de Santa Catarina, realizei a de composição vocal dos personagens- bonecos, a seleção do elenco de dublagem, e também assumi, posteriormente, a direção vocal durante as gravações em estúdio . Esse trabalho ainda foi apresentado no IV Congresso Brasileiro de Laringologia e Voz e Iº Congresso Luso-Brasileiro de Otorrinolaringologia realizado na cidade do Rio de Janeiro. O produto final circula em escolas públicas por todo Brasil.

Ministrei durante 5 anos , juntamente com a cantora lírica e professora de Técnica Vocal, Claudia Todorov, ”Técnica Vocal Aplicada ao Canto”. Esta experiência oportunizou um aprofundamento no conhecimento da técnica da voz cantada e a experiência prática que apóia meu trabalho até hoje.

Realizei o treinamento da equipe de diretores técnicos, palestrantes do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina que iriam desenvolver uma série de seminários por todo o estado sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal. Minha tarefa: auxiliá-los a traduzir o conhecimento técnico em uma linguagem compreensível para prefeitos, técnicos administrativos das prefeituras, vereadores e população em geral. A avaliação final do trabalho foi que o objetivo foi plenamente alcançado.

Ministrei Cursos de Oratória em entidades sindicais, trabalhando com sindicalistas que variavam desde aqueles que possuíam formação superior, passando por técnicos, até operários do setor têxtil ou manufatura de papel, por exemplo, que estão dentro das fábricas, por todo o estado de Santa Catarina. Essa experiência oportunizou o desenvolvimento de versatilidade para atuar com os mais variados tipos de pessoas. Além do que, por se tratar de um curso que tem como lema a frase de autoria de Pedro Bloch: “Para expor idéias é preciso possuí-las”, trabalho realizando análises de textos de autorias de grandes oradores como Martin Luther King, Hebert de Souza, Frei Beto e Rubem Alves entre outros. Também oriento os participantes a buscar conteúdos que enriqueçam o conteúdo de sua explanação, que podem variar desde histórias da mitologia seja ela grega, romana, anglo-saxônica ou indiana; passando por levantamento de dados biográficos de pessoas importantes como Ghandi, até leitura de poesia como atividade do curso. Em face de tamanha carga de estímulo os resultados são sempre surpreendentes e as avaliações finais muito positivas.

Ministrei Curso de Expressão Verbal ou Expressão e Poder da Voz, que, embora com nomenclaturas distintas, desenvolvem o mesmo conteúdo. O 1º realizado com funcionários das áreas de tele-atendimento, acompanhamento, suporte e treinamento ao cliente da empresa Dígitro Tecnologia; o 2º realizado com grupos em meu espaço profissional.  Esse curso é mais focado na forma de expressar o conteúdo. O objetivo é melhorar a expressão como um todo, utilizando recursos como melodia, pausa, ênfase, modificação de velocidade ou de intensidade a favor da mensagem expressa. A avaliação da empresa Dígitro feita com questionário institucional e aplicada pelo setor de Recursos Humanos após o término do curso foi de 9,5.

Participei da equipe de 5 arte-educadores que ministraram a oficina “A Voz e o Corpo da Auto-Estima: Construindo uma Prática de Auto-determinação”, no 5º Fórum Social Mundial, onde o desafio foi trabalhar com 140 pessoas de diversas partes do mundo – Alemanha, Canadá, Uruguai, Paraguai, Peru, Venezuela, entre outros, num espaço de congraçamento de ideais e da ideia de que um mundo novo é possível.

Realizo atendimento individual a cantores, jornalistas, locutores, atores, empresários, profissionais liberais com o objetivo de melhorar a performance expressiva de acordo com a demanda de cada atividade.

Realizo o atendimento clínico a pessoas que desenvolveram problemas vocais e por essa razão apresentam limitação social e/ou profissional. Nestes casos trabalho com técnicas terapêuticas específicas para recuperação da voz sem deixar de buscar a compreensão do cliente em seu processo de comunicação e sua forma de estar no mundo acreditando que desta maneira, é possível alcançar resultados permanentes. Creio que os sucessos alcançados na recuperação das patologias é o passaporte de credibilidade que me mantém tanto tempo trabalhando como profissional liberal neste mercado tão competitivo.


  Todas as experiências pelas quais passei, fizeram-me desenvolver a auto-motivação, a persistência, e uma percepção acurada para poder ver e sentir as pessoas como seres singulares em sua existência. Acredito firmemente que cuidar da voz significa manter vivo e saudável o processo de comunicação.




Formação Acadêmica

Conclusão: 1982

Instituição: Universidade Federal de Santa Maria

Curso Superior: Fonoaudiologia
Conclusão: 2000
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Curso de Especialização em Metodologia das Técnicas Teatrais: A Formação do Ator
Conclusão: 2004
Instituição: SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem
Habilitação no Nível I e Nível II do Programa de Enriquecimento Instrumental – de Modificabilidade Cognitiva do Dr. Reuven Feurstein
Conclusão: 2009
Instituição: da Universidade Federal de Santa Catarina
Curso de Especialização em Clínica da Voz no Hospital Universitário


Cursos e Oficinas Ministrados

“Consciência Vocal – Uma Prática Percepto-Sonora” no 2º Seminário da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, 1995;

“Oficina de Técnica Vocal” no Encontro Nacional de Folclore: Bois em Farra, promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, 1996;

 “Percebendo e Brincando com a Voz” na 1ª Mostra de Teatro Educação de Santa Catarina, promovido conjuntamente pelo Departamento Artístico Cultural da UFSC e pelo Departamento de Artes Cênicas da UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina), 1997.

“A Plasticidade da Fala na Expressão da Palavra” na Vª Mostra de Teatro Educação, promovido pelo DAC (Departamento Artístico Cultural) da Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

“Saúde Vocal: A Voz do Professor” na Semana Pedagógica da Rede de Escolas de Idiomas Wizard, 2003.

“O Stress e a Voz do Professor” na Formação de Docentes do Instituto Estadual de Educação, 2003.

“A Qualidade da Comunicação nos Processos de Mediação nos Processos de Ensino-Aprendizagem”, para o Programa de Capacitação da 19ª Gerei (Gerência de Educação e Inovação) da Secretária de Educação do Estado de Santa Catarina, 2003 a 2005.

“A Arte de Falar em Público” para a equipe de técnicos palestrantes do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, 2003.

“O Stress e a Voz do Professor” na Semana de Atualização da Associação de Escolas Adventistas, 2004.

“A Qualidade da Comunicação nos Processos de Mediação” na Semana Pedagógica do Colégio Catarinense, 2004.

“Comunicação e Expressão” no Programa de Formação da Federação dos Trabalhadores da Indústria do estado de Santa Catarina (Itapema-SC), 2004, 2005, 2007.

“Comunicação e Expressão” no Programa de Formação do Sindicato dos Eletricitários – SINERGIA, 2004, 2006,2008 e 2011.

“A Qualidade da Comunicação na Mediação de Ensino-Aprendizagem” no Programa de Formação da Secretaria Estadual de Educação - Gerência de Jovens e Adultos, 2004.

“A Comunicação em Sala de Aula”, oficina realizada em todo o estado de Santa Catarina, para mais de 2.000 professores, a convite da Gerência Estadual de Jovens e Adultos, 2004 -2005.

“A Voz e o Corpo da Auto-Estima: Construindo uma Prática de Auto-determinação” -  no 5º Fórum Social Mundial, 2005.

“A Expressão Vocal do Professor” na Semana Pedagógica do Educandário Imaculada Conceição, 2005.

“A Comunicação e as Relações Interpessoais”, para o Programa de Capacitação da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina – Educação de Jovens e Adultos, 2005.

“O Colorido da Voz na Contação de História” na 5ª Maratona de Contação de História de Santa Catarina –2005.

“A Arte de Falar em Público” no Programa de Formação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal – 2006.

“Facilitadores da Comunicação” no Programa de Formação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal – 2007.

“Técnicas de Expressão Verbal” para funcionários das áreas de tele-atendimento, acompanhamento, suporte e treinamento ao cliente da empresa Dígitro Tecnologia, 2007.

 “Expressão e Poder da Voz”- ministrado no consultório da profissional - 4 turmas em 2007.

“Oficina de Voz” na Semana de Integração Docente e Discente – Formação e Planejamento: UNISUL, 2008.


Oficina de “Técnica Vocal e Canto” no Departamento Artístico Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina – Teatro da Igrejinha em 2009 e agora novamente em 2011 (curso em andamento)




Palestrante convidada
Pela Telesc (Empresa de Telecomunicações de Santa Catarina) – Palestras: “A Expressão Vocal nos Meios de Telecomunicação” e “A Prevenção dos Distúrbios da Voz”, 1992.

Pelo Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Catarina (Fpólis) – Palestra: “A Utilização da Voz nos Meios de Comunicação”,1993;

Pelo Curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí – (Itajaí-SC)Palestra: “Técnicas de Expressão Oral”, 1994;

No 4º e no 5º Programa de Formação Pedagógica dos Docentes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – Palestra: “O Uso da Voz no Trabalho do Professor”, 1994 e 1995;

No 1º Seminário Técnico para Instrutores, na FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina, Fpólis)- Palestras: “Comunicação Criativa” e “Expressão Vocal”, 1997;

Na Vª Jornada Catarinense de Fonoaudiologia (Fpólis-SC) – Palestra: “O Uso Cênico da Voz”, 2001;

Pelo Curso de Fonoaudiologia da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) – Palestra: “A Expressividade da Voz no Teatro”, 2002;

Pelo Colégio Curso Elementar Menino Jesus (Fpólis -SC)  – Palestra: “Saúde Vocal: A Voz do Professor”, 2002;

Pela Associação Coral Santíssima Trindade (Fpólis-SC)  – Palestra: “Técnicas de Preparação Vocal para o Canto – Teoria e Prática”, 2002;

Pela Diretoria da Mulher Empreendedora do Conselho Regional de Contabilidade (Fpólis- SC)  – Palestra: “O Stress e a Voz Feminina”, 2003;

Pela Prefeitura Municipal de Rolândia – Pr. – Palestras: “O Stress e a Voz do Professor” e “Desenvolvimento de Linguagem e a Mediação de Aprendizagem”, 2003;

Pelo Curso de Administração da Escola Superior de Administração – Esag- da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc (Fpólis-SC)  – Palestra: “Voz e Comunicação”, 2002 e 2003; 2005 –2006 e 2007 – 2009-2010.

Pelo Colégio Catarinense (Fpólis-SC) – Ensino Fundamental: Palestra: “Comunicação e Aprendizagem”, 2003.

Pela Farmácia de Manipulação Dermus - (Fpólis-SC) – Palestra: “Voz e Respiração: Como Melhorar sua Expressão Vocal”, 2004

Pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNISSELVI – Palestra: “A Qualidade da Comunicação nos Processos de Ensino-Aprendizagem”, 2005.

Pelo Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALE – Palestra: “A Atuação do Professor no Desenvolvimento da Linguagem da Criança”, 2005.

Pela Sociedade Educacional de Santa Catarina – Sociesc/FGV- Palestra:”O Uso da Voz no Ofício do Professor”- 2007

Pela Empresa de Telemarketing  Softyway – Contact Center - Palestra: “Voz: o espelho das emoções.” - 2007 

Participação como debatedora da mesa-redonda na mesa-redonda “Voz Profissional” na III Semana de Fonoaudiologia do HU-UFSC, 2009.



Experiências Profissionais
Fonoaudióloga clínica com experiência nas áreas de linguagem (distúrbios), comunicação (expressão oral e corporal para políticos, jornalistas, apresentadores, advogados, etc) e voz (aprimoramento estético da voz falada e cantada e da fala e tratamento de patologias) em atividade clínica desde 1983 até a presente data.

Instrutora do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem - desenvolvendo os seguintes trabalhos:
Participante da equipe de seleção para o curso de Telefonista que a instituição desenvolveu em convênio com a TELESC, ano 1991- 1992.
Instrutora do curso de Telefonista e do curso de Guia de Turismo com a disciplina: Técnicas de Expressão Oral.
Ministrante do curso “A Arte de Falar” de 1990 a 1993.

Fonoaudióloga, em caráter voluntário, do Ambulatório de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário – Universidade Federal de Santa Catarina- realizando orientação pré e pós-cirúrgica e fonoterapia aos portadores de câncer de laringe- 1990-1991.

Professora do Curso de Licenciatura em Educação Artística - Habilitação: Artes Cênicas, na Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) nas disciplinas de Expressão Vocal I, II e III, tendo participado também do programa de capacitação dos professores da rede estadual de ensino, o Programa Magister, ministrando as citadas disciplinas no curso de licenciatura oferecido nas cidades de Laguna e Nova Trento – SC; no período de 1993 a 2000.

Participante convidada do Laboratório de Ensino a Distância – Universidade Federal de Santa Catarina, para compor a equipe que elaborou uma série de Vídeos Educativos para o Ministério da Educação e Cultura, denominado “Agora é com Vocês”, realizando a proposta de composição vocal dos personagens- bonecos, a seleção do elenco de dublagem, e também assumindo, posteriormente, a direção vocal durante as gravações em estúdio. Universidade Federal de Santa Catarina abril/ setembro – 1997.

Co-Coordenadora do “Técnica Vocal Aplicada ao Canto” – curso de 30 horas, que ministrou de 2003 há 2008, juntamente com a Professora de Técnica Vocal e Cantora Lírica Claudia Todorov.

Preparadora Vocal no Projeto “Poesia ao Pé da Lua” do SESC- Santa Catarina ministrando 6 oficinas para a preparação dos atores que fizeram interferências cênica-poéticas nas ruas de Florianópolis, 2004.

Preparadora Vocal do Grupo Jabuti nos seguintes espetáculos: “O Mentiroso” e “Eleontina”, da Ponte Cultural no espetáculo “Blasfêmeas” e da Ponte Cultural & Quintta dos Abacates no espetáculo “Feitiço Andaluz” produzida por, 2003 a 2005.

Participante convidada do Cerest – Centro de Referência Estadual da Saúde do Trabalhador – para desenvolver o Projeto Piloto “Saúde Vocal do Professor”, 2006.

Produção do Festival de Inverno da Universidade Estadual de Santa Catarina como representante docente do curso de teatro – 1995, 1996 e 1997.

Produção de Cursos – Técnica Vocal aplicada ao Canto e Expressão e Poder da Voz – 2003 a 2008.

Participação da organização do Encontro Nacional de Trocas e Experiências da Associação Brasileira de Arteducadores – 2004(planejamento) -2005 (execução).

Produção do Workshop de Constelações Familiares para a educadora e terapeuta Sarvam – 2007

Professora da disciplina de Tópicos Especiais I do curso de Comunicação Social – habilitação Cinema e Vídeo da Unisul – SC.- 2º semestre de 2008.



Apresentação de Trabalhos em Congressos, Seminários e Jornadas

Ministrante da Comunicação: “Reabilitação da Criança com Articulação e Deglutição Atípica decorrente de Hábito de Sucção: Um Plano de Reeducação”, no IV Congresso Catarinense de Odontologia, 1985, Florianópolis.

Ministrante da Palestra “Terapia Vocal do Laringectomizado”, na IV Jornada Sul-Brasileira de Otorrinolaringologia, 1993, Itapema, SC.

Apresentação do Tema Livre “Um Mergulho no Mundo das Emoções através da Voz”, no VIII Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil – FAEB, 1995, Florianópolis.

Apresentação do Tema Livre “O Ator e a Expressão das Emoções: Uma Contribuição da Fonoaudiologia”, no 3º Congresso Brasileiro de Laringologia e Voz, 1995, Rio de Janeiro.

Apresentação do Tema Livre: “Direção Vocal para Vídeo” no IV Congresso Brasileiro de Laringologia e Voz e Iº Congresso Luso-Brasileiro de Otorrinolaringologia, 1997, São Paulo.

Ministrante da Palestra “O Uso Cênico da Voz” na 5ª Jornada Catarinense de Fonoaudiologia, 1999, Florianópolis.
Ministrante da Palestra “Professor: A Arte de Falar” na Jornada Catarinense de Educação Infantil e Séries Iniciais, 2004.


Publicações em Anais de Congressos
Publicação nos Anais do VIII Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil – FAEB: “Um Mergulho no Mundo das Emoções através da Voz” - 1995.

Publicação nos Anais do IV Congresso Brasileiro de Laringologia e Voz e 1º Congresso Luso-Brasileiro de Otorrinolaringologia: “Direção Vocal para Vídeo”- 1997.


Participação na Mídia Impressa e Televisiva

Artigo publicado no Jornal de Santa Catarina – “Seu filho está falando corretamente?” – 1983.

Artigo publicado no Jornal de Santa Catarina – “Meu filho não escuta e agora?” – 1983.

Artigo publicado no Jornal do Centro Educacional Menino Jesus: O Amigão – “A voz de nossos filhos.” -2003.

Artigo publicado no Jornal do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina: “Quanto Vale sua Voz?” – 2004.

 Reportagem e entrevista por ocasião do Dia Internacional da Voz no Jornal do Almoço e na CBN ( rádio e tv) com José Carlos Prattes   respectivamente – 2003.

Reportagem e entrevista por ocasião do lançamento do curso “Técnica Vocal Aplicada ao Canto” no Bom dia Santa Catarina, na CBN com José Carlos Prattes, no Estúdio 36 da TVCOM – 2004, 2005 e 2006.

Entrevista por ocasião da palestra: “Voz e Respiração: Como Melhorar sua Expressão Vocal”, no Programa César Souza – 2004.

Entrevista por ocasião do Dia do Fonoaudiólogo no programa da CBN Diário com José Carlos Prattes – 2005.

Entrevista por ocasião do Dia dos Namorados com o tema a “Sedução da Voz” no programa da CBN Diário com José Carlos Prattes – 2006.

Entrevista por ocasião do lançamento do curso “Expressividade da Fala e Poder Pessoal” no programa da CBN Diário com José Carlos Prattes – 2007.

Entrevista por ocasião do início das aulas com o tema “Cuidados com a Voz” no programa da CBN Diário com José Carlos Prattes – 2008.

Entrevista por ocasião do Dia Mundial da Voz no programa Estúdio 36 – 2011.

Entrevista sobre o tema “Dificuldade de Falar em Público” no programa Falando Abertamente – 2011.


  Aprovação em Concurso
Aprovada em Concurso Público para Professor Auxiliar, na disciplina “Audição e Linguagem”, Curso de Pedagogia- Habilitação: Deficiência Auditiva, na Universidade Federal de Santa Catarina, homologado em 26 de outubro de 1983.